Turismo
Eldorado (SP)
Vale das Ostras e Caverna do Diabo
A região do Vale do Ribeira é um patrimônio natural da humanidade. Ela contém em si uma das maiores biodiversidade do planeta, pois conserva a maior porção de Mata Atlântica do Brasil. E é lá que ficam o Vale das Ostras e a Caverna do Diabo, dois paraísos que a Aldeia levará você para conhecer.
O Vale das Ostras guarda uma história de força, de resiliência, de amor, de luta e está localizada dentro da comunidade quilombola Sapatú, em Eldorado (SP). A trilha tem 12 cachoeiras e 15 piscinas naturais, até chegar na cachoeira Queda do Meu Deus, considerada a mais bonita do estado de São Paulo, que recebe esse nome devido a reação dos turistas ao se deparar com a queda d'água de 53 metros de altura. Atrás da queda da cachoeira, se esconde uma gruta em que é possível entrar com a ajuda do monitor local. Vamos conhecer todas as cachoeiras, entre elas a do Engano, da Meia-Volta, a Escondida, o Salto Triplo, a cachoeira do Funil, do Palmito e do Papo, o Poço Verde e o Poço Azul.
A Caverna do Diabo é considerada a maior caverna do estado de São Paulo, com cerca de oito mil metros de extensão e 600 metros desse total aberto ao público. Sua formação milenar de estalactites, estalagmites, cascatas de calcita e formações rochosas formam curiosos desenhos e o espaço que a caverna abriga é tão amplo que emite sons. Chamada também de Gruta da Tapagem, existem alguns pontos imperdíveis durante o passeio, como a "Catedral", que possui teto de forma elíptica e enormes formações rochosas. Com aproximadamente 6.340 metros de galerias já topografadas e um desnível de 175 metros, a Caverna do Diabo já foi classificada como uma das mais bonitas do mundo.
Roteiro
Sairemos às 2h da madrugada de Curitiba, em uma van de 16 lugares, sentido Eldorado. Nosso passeio será de um dia e começará pelo Vale das Ostras, em um percurso de aproximadamente 9Km de ida e volta. Depois, vamos pegar a Van até o Parque Estadual da Caverna do Diabo, em um passeio que leva cerca de 50 minutos para ser feito.
Faremos a trilha do Vale das Ostras e Caverna do Diabo acompanhados de um Monitor Ambiental, que nos enriquecerá com informações importantes sobre o Parque. Sem a presença dele, não é possível fazer o passeio.
O café da manhã estará incluso no pacote, então é necessário levar algum lanche, como sanduiches, amendoins, bolachas e etc para se alimentar durante o dia. No trajeto de ida, faremos uma parada para ir ao banheiro e/ou comprar algo. Ao final do passeio, há também a possibilidade de realizar uma parada para um lanche.
A previsão de saída é às 17:30h, com horário de chegada por volta das 22h, em Curitiba.
Data: 18 de Setembro de 2022 (domingo);
Embarque: às 2 horas, na rua General Carneiro, 451, Alto da XV - Estacionamento da Reitoria;
Desembarque: previsão de chegada às 22h, na Praça Tiradentes;
Investimento: R$ 310,00
Formas de pagamento: PicPay (parcelado até 6 vezes) Pix ou transferência bancária;
Obs: Importante após a confirmação dar uma entrada para segurar a vaga. As vagas são limitadas.
O que está incluso:
- -Transporte ida e volta;
- -Guia de Turismo credenciada e Monitor Ambiental credenciado;
- -Café da manhã;
- -Entradas da trilha e caverna;
O que levar:
- -Tênis, camiseta e calça confortáveis;
- -Roupas que possam molhar e que, de preferências, sequem rápido;
- -Roupa de banho;
- -Mochila pequena, com espaço para caber pelo menos 2 litros de água e um lanche;
- -Alimentos leves e nutritivos para passar o dia (sanduiches, frutas, amendoins, castanhas);
- -Protetor solar e repelente;
- -Capa de chuva;
- -Uma muda de roupa seca e um moletom, que serão deixados na van para quando retornarmos.
- Quem nos guiará nessa viagem é a Deia Veiga, guia de turismo credenciada desde 2017 e criadora da Aldeia Experiências.
Para reservas, dúvidas e mais informações, clique aqui e entre em contato com a Aldeia..
Fotos: Rodrigo lima
Siga a Aldeia nas redes sociais